sexta-feira, 25 de abril de 2008

APRESENTAÇÃO



Prezado leitor,

É com muita satisfação que criamos este blog. Nosso objetivo é divulgar notícias, informações e artigos históricos sobre a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião de Jardim do Seridó-RN, conhecida popularmente como Irmandade dos Negros do Rosário; uma congregação religiosa e cultural existente nesta cidade desde 1863.
Quando falamos em Irmandades, geralmente, temos uma tendência em situar estas congregações como representativas da cultura barroca, uma vez que, existe uma tendência na própria historiografia brasileira em fazer a leitura das Irmandades como sendo representantes de um passado distante, colonial. A sensação que temos é a de que as Irmandades fizeram parte de um passado que não existe mais. No entanto, está presente em Jardim do Seridó-RN, especificamente nos dias 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de cada ano permite perceber que a devoção dos negros a Virgem do Rosário continua a ser uma tradição continuamente vivida, praticada e atualizada no presente de cada Negro do Rosário.
Se deparar com uma Irmandade de Nossa Senhora do Rosário vibrante em pleno século XXI, isto é, numa época em que a própria história, em sua forma tradicional, havia decretado o seu desaparecimento, tem despertado a curiosidade de pesquisadores, historiadores, antropólogos, jornalistas e demais ramos das ciências humanas, em querer investigar e problematizar está questão; emergindo no contexto atual, inúmeras pesquisas a nível de graduação, especialização, mestrado e doutorado sobre a questão das Irmandades.
Além disso, o estudo da questão negra, das Irmandades, das festas do Rosário e da dança do espontão, tem se colocado nos últimos anos como um dos conteúdos mais incentivados na educação brasileira na contemporaneidade, sobretudo, pela emergência de novas disciplinas no currículo escolar, seja no ensino fundamental ou médio, como: História da África, Cultura Brasileira, Cultura do Rio Grande do Norte, dentre outras. A preocupação que se tem por parte dos professores é com relação a pouca existência de materiais didáticos e fontes de pesquisas disponíveis ao alunado, ávidos em conhecer as manifestações da cultura popular do Rio Grande do Norte.
Perante o exposto, este blog surge, também, como uma tentativa em disponibilizar ao público interessado, artigos de cunho histórico sobre a Irmandade dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó-RN, objeto do nosso estudo durante o período de graduação em História, resultando na monografia intitulada Entre Estratégias e Táticas: enredos das festas dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó-RN.
Este blog também disponibilizará informações sobre a participação da Irmandade do Rosário em eventos, as visitas de estudantes e turistas a Casa do Rosário, fotografias, enfim, a nossa atuação como tesoureiro desta congregação e as atividades desenvolvidas.

DIEGO MARINHO DE GOIS: Bacharel e Licenciado em História pela UFRN e tesoureiro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião de Jardim do Seridó-RN.

Nenhum comentário: