segunda-feira, 28 de março de 2011

HOMENAGEM DA IRMANDADE DO ROSÁRIO AO MONSENHOR ERNESTO


No dia 28 de janeiro de 2011 a cidade de Jardim do Seridó-RN recebeu a triste notícia do falecimento do Monsenhor Ernesto da Silva Espínola, antigo pároco de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó-RN. Nascido na vizinha cidade de Acari-RN no dia 07 de novembro de 1927, o Padre Ernesto, como era carinhosamente conhecido, foi ordenado Sacerdote do Altíssimo em 04 de dezembro de 1955, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia de Acari, pelo então Bispo de Caicó-RN, Dom José Adelino Dantas. Durante o longo paroquiato dedicado a Jardim do Seridó-RN, de 1958 a 2001, o Monsenhor Ernesto manteve boas relações com a Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, conhecida popularmente como Irmandade dos Negros do Rosário.
Em maio de 2006, tive o prazer de conversar com o Monsenhor Ernesto em sua residência. Já debilitado pela doença, mas como uma boa memória, capaz de relembrar o seu envolvimento com a Festa dos Negros do Rosário, celebrada em Jardim do Seridó-RN desde 1863. O mesmo narrou que “era menino em Acari, ouvia falar dessa festa do Rosário. Eu tinha vontade de vim, mas não tinha oportunidade, somente como vigário foi que eu tomei conhecimento e achei muito bonito porque reúne a comunidade toda, brancos e pretos”.
A relação do padre Ernesto, como era conhecido, com a Irmandade do Rosário e em particular com os Negros do Rosário, era marcada pelo respeito e admiração de ambas as partes, conforme se percebe tanto nas entrevistas com os negros, como na realizada com ele. Mesmo antes de se tornar pároco de Jardim do Seridó-RN, padre Ernesto já celebrava essa festa, conforme relatou: “no período de padre Aluísio ele não gostava muito, não era amigo assim da festa, que eu vim substituir duas vezes aqui, duas ou três vezes porque ele não fazia a festa, ele tinha raiva, aí eu vinha fazer a festa”.
Além disso, a partir de 1958, padre Ernesto assumiu o ministério sacerdotal da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Serido-RN e em virtude dessa posição, celebrou as festas dos negros por 42 anos. Em 2000, renunciou ao paroquiato, recebendo de Dom Jaime Vieira Rocha, então Bispo de Caicó-RN, o título de Pároco Emérito; mesmo assim, continuou realizando o sacrifício da Missa em uma capela particular localizada em sua residência à rua José da Costa Cirne, em Jardim do Seridó-RN. Todos os anos recebia os Negros do Rosário em sua residência nas tradicionais “visitas” que o grupo realiza as residências da cidade no período da Festa.

Nenhum comentário: