sábado, 21 de novembro de 2009

HOMENAGEM PÓSTOMAS A JOSÉ PAULINO DOS SANTOS “DUCA”

Sepultar um idoso, significa sepultar uma história. Esta frase, proferida por um estudioso da história oral, típica das culturas tradicionais, nos ajuda a refletir sobre este momento que estamos vivendo, onde nos encontramos para entregar a mãe terra, o corpo do Senhor José Paulino dos Santos, conhecido por “Duca”, antigo pifeiro da Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário de Jardim do Seridó.
Conheci o senhor Duca ainda na minha infância, quando acompanhado dos meus pais, participava dos rituais das Festas dos Negros do Rosário e mim deixava seduzir pelos batuques de caixas, tambores e pífaros, a entoar melodias tradicionais carregadas de emoções, sobretudo, quando executada no interior deste templo, que em virtude de suas largas paredes, torna uma acústica que embalava o meu coração.
O senhor Duca, sabia mais do que ninguém, a arte do pífaro, tocando com maestria os louvores a Virgem Mãe de Deus, sobre o título de Senhora do Rosário. Cada festa era um recomeço, um momento propício para rememorar a história daqueles que encontraram na “dança do espontão”, a arte de lutar contra as adversidades da vida cotidiana.
Mesmo com uma memória um tanto quanto falha, a repetição cíclica do calendário festivo talvez fosse o único momento em que sua memória se restabelecia, não esquecendo jamais os louvores a Virgem do Rosário, executado em seu pífaro.
Lembro-me que recentemente, no mês de outubro, fomos participar destes festejos lá na Comunidade Boa Vista dos Negros, município de Parelhas e Seu Duca mais uma vez foi uma figura presente, tocando e animando a dança do espontão.
Que Nossa Senhora do Rosário ti receba de braços abertos lá no céu, onde vela pelos fiéis de Jardim, enquanto caminhamos nestas estradas da vida.
Descanse em paz, amém.

Nenhum comentário: