quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CARTAZ DO SELO UNICEF DIVULGA IMPORTÂNCIA DOS NEGROS DO ROSÁRIO

Está sendo divulgado a nível nacional um cartaz do Selo Unicef Município Aprovado, edição 2008, sobre a Participação Social: crianças e adolescentes caminhando para a cidadania. O que chama a atenção é o destaque dado a cultura dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó-RN, no item Cultura e Identidade Afro-brasileira e Indígena. Vejamos:


“Através do registro de manifestações culturais, com a identificação e o reconhecimento da contribuição das matrizes culturais de origem afro e indígena do município, esse tema busca estimular crianças e adolescentes do Semi-árido a conhecer e preservar suas raízes étnico-raciais e a diversidade cultural presente na região. Em Jardim do Seridó, um dos municípios do Rio Grande do Norte ganhadores do Selo UNICEF, a prioridade foi a questão afro-brasileira, com foco na dança do espontão, característica da comunidade dos Negros do Rosário. Durante a pesquisa, as crianças e adolescentes do município conheceram a história e a importância cultural da dança que é tradição na cidade de Jardim do Seridó desde 1863. O historiador Diego Marinho de Gois faz parte da comunidade dos Negros do Rosário e afirma, ‘crianças e adolescentes participando dessa dança, conhecendo sua memória histórica passam a entender e valorizar o grupo’ ”.


Podemos concluir que o destaque dado à questão da cultura Afro, especificamente através da Dança do Espontão, realizada pelos Negros do Rosário foi de fundamental importância para que o município de Jardim do Seridó-RN, ganhasse o referido Selo, aliado a outros fatores.

Deste modo, afirma o avaliador do tema o músico e pesquisador Pingo de Fortaleza que, “as dificuldades identificadas entre os municípios são frutos da falta de inclusão da história e cultura indígena e afro-brasileira na rotina escolar em geral. O mapeamento cultural realizado pelas crianças e adolescentes em cada município ajudou a mudar essa realidade. No entanto, é fundamental o desdobramento desse assunto dentro da sala de aula e, para isso, Pingo de Fortaleza sugere que a próxima edição do Selo UNICEF possa promover a utilização e dinamização dos materiais produzidos pela garotada”.

Nenhum comentário: