sexta-feira, 25 de junho de 2010

Rio Grande do Norte perde Dona Militana



O blog dos Negros do Rosário abre espaço para anunciar a morte de Dona Militana, um dos principais ícones da cultura popular nordestina.O Rio Grande do Norte e principalmente a população de São Gonçalo do Amarante está de luto. A cantora de versos Dona Militana, conhecida como "a maior romanceira do Brasil", falaceu neste sábado (19).

O corpo da romanceira está sendo velado no Teatro Municipal Prefeito Poti Cavalcanti. O enterro está marcado para as 14h deste domingo na igreja da cidade.

O prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, também divulgou nota de pesar pelo falecimento de Dona Militana:

"Neste momento de pesar, em que ainda lamentamos a morte de Dona Militana, quero ser solidário primeiramente aos familiares, e também ao povo de São Gonçalo do Amarante que perdeu a sua filha mais ilustre. A simplicidade e autenticidade foram as marcas dessa sãogonçalense que parte deixando um vazio na cultura do nosso Estado, mas deixa um grande legado. Com seu talento peculiar Dona Militana conseguiu elevar o nome de São Gonçalo, fazendo com que a Terra dos Mártires ficasse conhecida também como o local de nascimento e morte da maior Romanceira do Brasil. Apesar do sentimento de tristeza é com o coração cheio de orgulho que rendemos as nossas mais sinceras homenagens a esta mulher que se tornou o símbolo da cultura popular de São Gonçalo do Amarante e um dos ícones da cultura do país."

Histórico

Ela nasceu Militana Salustino do Nascimento, mas hoje é conhecida como Dona Militana, a maior Romanceira do Brasil. Militana nasceu no sítio Oiteiros, na comunidade de Santo Antônio dos Barreiros, em 19 de março de 1925. O dom do canto ela herdou do pai, Atanásio Salustino do Nascimento, uma figura folclórica de São Gonçalo, mestre dos Fandangos. Dona Militana gravou na memória os cantos executados pelo pai. São romances originários de uma cultura medieval e ibérica, que narram os feitos de bravos guerreiros e contam histórias de reis, princesas, duques e duquesas. Além de romances, Militana canta modinhas, coco, xácaras, moirão, toadas de boi, aboios e fandangos.

Nenhum comentário: