quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

MINC REALIZA PRÊMIO CULTURAS POPULARES 2009 E IRMANDADE DO ROSÁRIO PARTICIPA DESTE CONCURSO

A Comissão de Seleção do Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Izabel encerra, neste sábado (dia 05/12/2009), em Brasília, os trabalhos de avaliação dos 1.977 habilitados ao prêmio. O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), está destinando cerca de R$ 2 milhões no edital que contemplará 195 projetos.
Em entrevista à SID/MinC, Aparecida Teixeira de Fátima Paraguassú, a mestra Fátima Paraguassú, membro da Comissão pelo Fórum de Culturas Tradicionais do Estado de Goiás, destacou a importância desta premiação para o país.
“Esse prêmio é importante para dar oportunidade às pessoas que não conhecem as políticas públicas de cultura do Governo Federal. O Prêmio estimula os mestres e os grupos a darem continuidade aos seus trabalhos. Ele também proporciona condições para que a cultura se desenvolva, se fortaleça e seja preservada”, afirmou ela, uma das vencedoras do Prêmio Culturas Populares 2007 – Edição Mestre Duda, em 2007, com o projeto Re-Conhecendo a Memória Cultural Santa-Cruzense.
O projeto, de acordo com a mestra, tem como objetivo preservar e arquivar toda a produção cultural popular da cidade goiana de Santa Cruz. “A ideia é documentar e articular todas as iniciativas culturais, restaurando e regularizando as documentações para, assim, traçar um perfil histórico da cultura dessa comunidade, valorizando, fortalecendo e transmitindo essa cultura e evitando que ela se perca”, explicou ela.
Para Fátima Paraguassú, a premiação recebida, em 2007, propiciou mais investimentos nas ações desenvolvidas junto à comunidade: “Compramos filmadora, máquina fotográfica, computador e ilha de edição, instrumentos extremamente necessários para o trabalho de preservação da memória da cultura local. Ainda, segundo ela, com o dinheiro do Prêmio, o Fórum das Culturas Tradicionais de Goiás está investindo na formação dos integrantes da Associação do Artesanato da cidade. “Eles estão fazendo cursos para o aprimoramento do seu trabalho”, afirmou.
A mestra acrescentou, ainda, que está muito feliz por fazer parte da Comissão de Seleção do Prêmio Culturas Populares 2009: “É maravilhoso integrar a Comissão, mas, ao mesmo tempo, é muito complicado porque nosso país tem uma grande diversidade cultural, um povo muito criativo e talentoso. Espero conseguir ser o mais justa possível na avaliação das iniciativas”.
Fátima aconselha aos que trabalham com a produção e a promoção das culturas populares no Brasil, para que nunca desistam de seus projetos. “Inscrevam-se nos editais de culturas populares do Ministério da Cultura, e façam o trabalho com prazer, porque quando a gente faz uma coisa com amor, essa coisa tem tudo para dar certo.” A mestra confessa que, antes de ser premiada pelo MinC, não tinha ideia da grandiosidade do seu projeto. “Foi uma surpresa muito grande quando fui premiada e isso mudou minhas perspectivas de ação junto à comunidade, o que foi muito importante para todos, e para o projeto, do ponto de vista cultural”, assegurou ela.
Os 32 membros da Comissão de Seleção passaram cinco dias avaliando os projetos para escolher os vencedores dessa edição. A lista com os projetos vencedores será divulgada, no Diário Oficial da União e no sítio www.cultura. gov.br, ainda neste mês.

Nenhum comentário: