sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Jardim do Seridó se prepara para celebrar a Festa dos Negros do Rosário.

A cidade de Jardim do Seridó-RN se prepara para celebrar a tradicional Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, de 30 de dezembro de 2008 a 1º de janeiro de 2009, conhecida popularmente como Festa dos Negros do Rosário, devido a participação dos negros na “dança do espontão”, bailado guerreiro que louva a Virgem do Rosário através de danças e ao som de tambores de caixas e pífaros.
A Festa dos Negros do Rosário constitui um patrimônio imaterial da cidade de Jardim do Seridó-RN e teve como marco inaugural de suas celebrações a chegada de uma diminuta imagem de Nossa Senhora do Rosário em 1863, surgindo a veneração dos negros aquela a quem é considerada protetora dos negros na religião católica.
Para o novo Tesoureiro da Irmandade, o historiador Diego Marinho de Gois, “a Festa deste ano se reveste de um novo brilhantismo, pois iremos comemorar os 145 anos da chegada da primeira imagem de Nossa Senhora do Rosário ao território que nós hoje chamamos de Jardim do Seridó; surgindo em pleno século XIX, a Festa dos Negros do Rosário”, afirma o Tesoureiro.
Deste modo, a Festa do Rosário representa uma herança, passada de geração a geração pelo povo jardinense, que desde a infância ouve escutar os sons dos tambores vindos dos diversos cantos da cidade, a entoar suas melodias tradicionais, principalmente, no mês de dezembro, quando se aproxima o período de preparação da Festa.
A programação oficial já esta sendo elaborada e será marcada por procissões, novenas, missas, encontro dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó-RN e Boa Vista/Parelhas-RN, ritual de coroação do Rei e da Rainha do Ano; além da parte social, com dois pavilhões, um no adro Casa de Cultura, na noite do dia 30 de dezembro e outro ao lado da Igreja Matriz, no dia 31.
A programação oficial será antecipada por celebrações de missas nas residências da cidade, preparando os fiéis para a Festa, havendo logo em seguida a parte social, constituída de leilões, bazar e bingos. A primeira missa em preparação para a Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário será neste domingo dia 14 de dezembro na residência do senhor Francisco da Silva, conhecido por “Chicão”, Rua: Manoel Paulino, nº 48, Bairro São João, Jardim do Seridó-RN. Haverá missa também na residência do senhor Antônio Canuto, no dia 19, do prefeito eleito Padre Jocimar Dantas de Araújo, dia 27 e da professora Maria José, no dia 28 deste mês.

Nenhum comentário: