segunda-feira, 5 de maio de 2008

UMA SEMANA NO AR


Estamos a uma semana no ar e já podemos perceber a repercussão que o Blog dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó-RN vem causando na imprensa do Rio Grande do Norte.
No dia 29 de abril de 2008, o jornal Diário de Natal, especificamente no caderno DNSeridó, página 3, divulgou matéria sobre a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião e consequentemente sobre a existência do endereço virtual negrosdorosario.blogspot.com, onde os leitores encontram notícias, informações e artigos históricos sobre os Negros do Rosário, uma congregação religiosa e cultura desta cidade desde 1863.
Além disso, com o título: Negros do Rosário para o mundo, o Diário de Natal: O Poti, deste domingo, 04 de maio de 2008, também repercutiu a existência deste blog, ressaltando a relação entre o historiador e o novo tesoureiro desta congregação, como uma forma de apresentar a tradição da comunidade negra através da internet. Conforme a matéria, o blog possibilita que os trabalhos desenvolvidos ao longo de todo o ano por parte da Irmandade sejam conhecidos por todos, desmistificando a idéia de que os Negros do Rosário só aparecem durante a festa do final do ano.
Assim como a imprensa escrita, as rádios da região do Seridó, no Rio Grande do Norte, também vincularam notícias a respeito deste blog em seus noticiários. A Rádio Cabugi do Seridó de Jardim do Seridó, apresentou uma entrevista com o tesoureiro da Irmandade no Jornal da Cabugi, com a apresentação de José Wilson. A entrevista versou sobre a nossa atuação enquanto historiador, bem como o trabalho que estamos desenvolvendo e que pretendemos realizar a frente da tesouraria da Irmandade do Rosário de Jardim do Seridó-RN.
Temos recebidos e-mail de diversas pessoas residentes em várias partes do país, parabenizando pela iniciativa de criar o Blog dos Negros do Rosário, o qual gostaria de finalizar esta matéria agradecendo a todos que escreveram, publicaram e vincularam notícias sobre este endereço virtual, e contamos com vocês para continuar propagando a existência desta tradição viva da cultura popular do Rio Grande do Norte que são os Negros do Rosário.

3 comentários:

Moacy Cirne disse...

Aceite(m), igualmente, pela criação do blogue sobre os Negros do Rosário, cuja história (no Seridó) precisa ser conhecida por todos nós. Um grande abraço.

Moacy Cirne disse...

Retificando: "Aceite(m), igualmente, meus parabéns pela criação do blogue ...". Outro abraço.

Anônimo disse...

Meus parabéns meu grande amigo e orientador Diego por essa feliz iniciativa de divulgar a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, instituição religiosa e cultural tão presente e arraigada na nossa cultura local.