domingo, 1 de agosto de 2010

FESTA DOS NEGROS DO ROSÁRIO TERÁ APOIO DO MINISTÉRIO DA CULTURA

A Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário de Jardim do Seridó-RN neste ano de 2010 vai ter apoio do Ministério da Cultura, através da Secretária da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura que criou o Concurso Público Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Isabel - artesã ceramista do Vale de Jequitinhonha.
Para o ex-tesoureiro da Irmandade do Rosário (2008-2009), o historiador Diego Marinho de Gois que criou o projeto intitulado Festa dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó-RN, “quando assumimos a coordenação da Festa dos Negros do Rosário, procuramos elaborar projetos culturais para as instituições que promovem concursos de cultura popular, pois entendemos que a nossa Irmandade do Rosário, pela história e memória que possui, sendo uma tradição de 147 anos de existência, tem reais chance de ser beneficiada com estas ações que visa valorizar a cultura popular. Assim, enviamos 2 projetos para 2 concursos diferentes; um a nível de Estado e outro a nível Federal e para a nossa alegria, todos os 2 projetos foram selecionados. Resta-nos aguardar a liberação dos recursos”.
O Prêmio Culturas Populares 2009 teve 2.833 iniciativas inscritas, sendo que 2.308 foram habilitadas para concorrer ao prêmio que contemplou 195 iniciativas em todo o país, recebendo cada uma o valor de 10 mil reais. Dentre os projetos aprovados pela Secretária da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, a Festa dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó-RN, para a alegria dos jardinenses.
O valor do prêmio será investido na confecção de um novo fardamento para o grupo dos Negros do Rosário, aquisição de novos instrumentos musicais, novo vestuário para o Reinado, além de promover a Festa 2010.

3 comentários:

gibson disse...

Amigo Diego,
sou de ceará-mirim e estou interessado em conhecer a festa do rosario e a irmandade dos negros do rosario de jardim. Aqui temos uma congada em nossa cidade em eminente vias de extinção. Tnho lutado para mantê-la ativa. Penso que criando a irmandade de nossa senhora do rosario na comunidade com todas as dramatizações do folguedos como coroação do rei e rainha, por exemplo, incentivaremos as famílias a entrarem no grupo.

Julie disse...

Diego
Que noticia boa...
Diego, estou querendo conversar com voce sobre atividades que uns alunos meus estao querendo desenvolver ao longos dos proximos meses (valorizacao da cultura)
Beijos e parabens!
Julie

vidas disse...

Boa tarde,
Sou participante da festa de Nossa Senhora do Rosário em Silvianópolis MG,Ela é composta por grupos de congado da região do sul de MG.Queria saber como vocês montaram o projeto para conseguir patrocínio.

Fico no aguardo,,
Obrigado
Email:leandronadaline@hotmail.com