terça-feira, 24 de junho de 2008

ICONOGRAFIA DAS BANDEIRAS

BANDEIRA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO: a construção da atual bandeira da Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião de Jardim do Seridó-RN foi idealizada no ano de 1986, quando a senhora Maria da Conceição, conhecida por “Maricota” era a tesoureira da Irmandade. O trabalho de elaboração do ícone foi confiado a José Renato, enquanto que a pintura foi feita pela artista Raquel Macedo. Vejamos a descrição do ícone:

“Trata-se de uma coroa, representando todos os jardinenses, ausentes ou presentes, que unidos engrandecem a nossa Jardim. Todos aqueles antepassados, todas as gerações que por aqui passaram desde o nome de CONCEIÇÃO DO AZEVEDO, formam partes do labirinto de diversas linhas desta nossa coroa. Entrelaçada nela, temos o Rosário, símbolo maior de nossa festa na qual cultuamos a tradição, festejando com tanto amor e orgulho”.

(adaptado do texto de José Renato 1989, por Diego Marinho de Góis 2008).


BANDEIRA DE SÃO SEBASTIÃO: assim como a bandeira de Nossa Senhora do Rosário, a de São Sebastião também foi elaborada em 1986, quando surgiu a idéia de se elaborar novas bandeiras para esta festa. O ícone de São Sebastião tem a seguinte explicação:

“A bandeira de São Sebastião, parte de uma imagem futurista, onde todos que a vêem expressam as suas próprias e diversas explicações. Temos um tronco de laranjeira cortada em forma de cruz, ornado de uma coroa de espinhos, de folhas e fores da própria árvore cortada. Vemos a corrente partida onde temos a completa visão de liberdade, e flechas que transpassam este tronco santo, que sangra em gotas de sangue, tocando a terra em um brotar de lírios. É a certeza de uma marca de triunfo”.

(adaptado do texto de José Renato 1989, por Diego Marinho de Góis 2008).


Nenhum comentário: