quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

RESULTADO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO E NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO 2009/2010

RECEITA

MISSAS:

RESIDÊNCIA DE ROZINEIDE E CARLINHO 306,30
RESIDÊNCIA DE MOTOR 473,75
RESIDÊNCIA DE PADRE JOCIMAR 3.029,00
RESIDÊNCIA DE DAMIANA 119.10
RESIDÊNCIA DE CHICÃO 434,40
TOTAL DAS MISSAS 4.362,55


NOVENAS 852,30
BRECHÓ 442,00
ARRECADAÇÃO DE MARIA JOSÉ 60,00
RIFA DO RELÓGIO 50,00


OFERTAS

FRANCISCO DIONÍSIO DE MEDEIROS (graça alcançada) 50,00
ZÉ QUETÉ E FAMÍLIA 10,00
FRANCICO JOSÉ SABINO 10,00
FRANCISCA TOSCANO 20,00
MARIA JOSÉ VILAR 100,00
SAFIRA FERNANDA 50,00
JAIME E AVANI 20,00
GORETTE DE CHICO BELIZÁRIO 10,00
CONCEIÇÃO DE MÁRIO 10,00
MARIA N. DE MORAIS (graça alcançada) 10,00
GERALDA MARIA DA SILVA 10,00
MARIA DO SOCORRO SANTOS OLIVEIRA 60,00
ANÔNIMOS 175,00
FÁBIO E FAGNER 15,00
CHICO MARTINS 10,00
NECO PASSO (Sítio Mingote) 50,00
TOTAL DAS OFERTAS 610,00


BEIJA DAS IMAGENS 1.591,40
SORTEIO DO CARNEIRO DOADO POR RICARDO 210,00
IRMANDADE DE SÃO SEBASTIÃO E N. S. DO ROSÁRIO:

PROCURADOR DA BOA VISTA 123,00
PROCURADORA DE JARDIM DO SERIDÓ (Helena) 265,00
IRMÃOS DE MESA 188,00
ARRECADAÇÃO COM A COROA DA BOA VISTA 107,30
TOTAL DAS ARRECADAÇÕES 2.484,70


TOTAL BRUTO DA RECEITA 8.861,55


DESPESAS


COSERN (ENERGIA PAVILHÃO) 176,88
TRANSPORTE DA BOA VISTA 500,00
COMPLEMENTO DA BANDA D MÚSICA 820,00
TRANSPORTES DE CADEIRAS DO PAVILHÃO 200,00
SOM DA PROCISSÃO 120,00
ENÉRGIA DA CASA DO ROSÁRIO 40,00
TRANSPORTES DE CADEIRAS PARA AS MISSAS 130,00
MAGAZINE PAGUE MENOS 7,50
ARMARINHO BIÔ MIUDEZAS 54,25
CALÇADOS 930,00
CALÇAS 300,00
PINTURA DA CASA DO ROSÁRIO 275,17
PINTORES 190,00
COMPLEMENTO PARA OS FOGOS DE ARTÍFICIO 200,00
PASSAGENS PARA NATAL 125,00
OUTRAS DESPESAS 66,00
TOTAL DAS DESPESAS 4.134,80




RELATÓRIO GERAL DA RECEITA E DAS DESPESAS

TOTAL GERAL DA RECEITA 8.861,55
TOTAL GERAL DAS DESPESAS 4.134,80
SALDO 4.726,75
OFERTA DA IRMANDADE DO ROSÁRIO PARA A PARÓQUIA CORRESPONDENTE A 10% DO SALDO 472,68
SALDO 4.254,07

Jardim do Seridó-RN, 07 de janeiro de 2010


Diego Marinho de Gois
Tesoureiro da Irmandade

DISCURSO DO TESOUREIRO POR OCASSIÃO DA ABERTURA DA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA


Dezembro chegou e a festa dos Negros do Rosário começou. Apure seus ouvidos, ouça os sons. De diversos cantos da cidade ouvem-se os sons de tambores de caixas e pífaros a ecoar melodias tradicionais carregadas de significados na “memória coletiva” dos jardinenses, pois desde 1863 tem se executado toques semelhantes.
Percorrendo as ruas da cidade vão os Negros do Rosário. Na frente o “porta-bandeira” faz tremular o estandarte da Virgem do Rosário, outros seguram os espontões, enquanto que atrás desta plêiade vêm os tocadores carregando tambores e pífaros.
O sol insistente não desanima a cadência dos passos ritmados do grupo, que sobem e descem as ladeiras de Jardim do Seridó. O que pretendem esses personagens fantásticos? Anunciar o início das festividades em louvor de dois alvos santos da hagiografia católica: SÃO SEBASTIÃO E NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.
As festas dos Negros do Rosário são realizadas em três dias e programação é extensa, envolvendo aspectos religiosos e sociais. Novenas, missas, procissões, encontro dos Negros do Rosário, ritual de coroação de reis negros, pavilhão da festa, leilão, bebidas e comidas típicas fazem parte das atividades das festividades. Todos esses momentos contam a participação dos Negros do Rosário pulando, dançando e se alegrando; além da real corte e seus séquitos constituídos de Reis Perpétuos, Reis do Ano, Juízes Perpétuos, Juízes do Ano, Escrivães, Presidentes e Guardas de Honra, todos vestidos a caráter, conforme manda o figurino e assistem aos atos litúrgicos das festas.
Portanto, está presente em Jardim do Seridó no período de 30 e 31 de dezembro e 1° de janeiro de cada ano é entrar em contato com esta manifestação da cultura popular mais que centenária. É perceber que entrelaçado a devoção dos santos católicos, elementos tradicionais são atualizados através de vivências e sobrevivências ancestrais.
Estes rituais são patrimônio vivo do povo jardinense e deixam marcas de encantamento em diversas pessoas, dentre elas, o fotógrafo jardinense Joaquim Júnior, que com seu olhar artístico repensou esta festa em forma de fotografias, cujo o prazer em contemplá-las teremos logo mais. Deste modo, parabenizamos e agradecemos como Tesoureiro desta venerável congregação a colaboração do fotógrafo Joaquim Júnior para o engrandecimento desta festa.
Muito obrigado.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

MISSA E PROCISSÃO MARCAM O 1º DIA DO ANO EM JARDIM DO SERIDÓ





Na última sexta-feira, dia 1º de janeiro, aconteceu o encerramento da Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário em Jardim do Seridó. Às 10h, foi celebrada a Missa Solene, sendo ela presidida pelo pároco, padre Amaurilo José da Silva, concelebrada pelo vigário paroquial, padre Célio Nascimento e pelo pároco de Parelhas, padre Emanuel Medeiros. Também se fizeram presentes, diáconos, seminaristas, coroinhas e uma multidão de fiéis.A Missa foi realizada segundo a liturgia da Solenidade da Santa Mãe de Deus e finalizada com os agradecimentos do tesoureiro da Festa, Diego Marinho de Góis. Padre Amaurilo desejou a todos um abençoado Feliz Ano Novo. Logo após, houve o almoço da irmandade patrocinado pela Prefeitura Municipal.Às 17h, foi realizada a procissão de encerramento da Festa percorrendo algumas ruas da cidade até chegar ao Largo da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Ao se aproximar da Casa de Cultura Popular, as bênçãos de Deus foram traduzidas em uma grande chuva. Mas, mesmo assim a procissão prosseguiu até o destino desejado, o Largo da Matriz, onde não foi possível realizar a benção do Santíssimo Sacramento, sendo transferido para o interior da mesma.Após a benção, ocorreu a coroação do novo Rei e Rainha 2010. Em seguida, foi divulgado o resultado financeiro parcial da Festa pelo tesoureiro, Diego Góis, informando que esse ano foi superior a R$ 8 mil reais.

Devido à forte chuva não foi possível os padres descerem os estandartes, escolhendo-se dois representantes da irmandade. A Festa foi concluída com as palavras de padre Amaurilo agradecendo a Deus pelas chuvas caídas no primeiro dia do ano.

FIÉIS PARTICIPAM DO RITUAL DE COROAÇÃO DOS REIS NEGROS E DA ÚLTIMA NOVENA DA FESTA





O último dia do ano em Jardim do Seridó foi marcada pelo encontro dos dois grupos de Negros do Rosário, o da cidade e o da Comunidade Boa Vista dos Negros de Parelhas, pelo Ritual de Coroação do Rei e Rainha do Ano, realizada no patamar da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e em seguida, pela celebração da Novena de Nossa Senhora do Rosário, no interior do templo.
Às 22 horas, novamente a Matriz ficou repleta de fiéis para participar da última missa de 2009, celebrada pelo padre Amaurilo José e concelebrada por padre Célio Nascimento.

NOITE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA







A noite de 30 de dezembro, dentro das festividades alusivas a São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, foi dedicada a Cultura Afro-Brasileira.Uma verdadeira multidão concentrou-se em frente de Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo para assistir a apresentação dos Negros do Rosário, ao espetáculo Santuário dos Negros, que esse ano contou, através de suas lendas, o início da devoção dos negros a Nossa Senhora do Rosário, o Grupo Afro-Regueiros e a abertura da exposição fotográfica intitulada “Sou Negro – Reis e Rainhas: ícones da fé de um povo”, do fotógrafo jardinense Joaquim júnior.



ABERTURA DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO E NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO








A Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário em Jardim do Seridó-RN, foi aberta na noite do dia 30 de dezembro, com a Recitação do Rosário da Virgem Maria no adro da Casa do Rosário, rezado pelos fiéis jardinenses e visitantes.
Em seguida, houve bênção dos novos Estandartes da Festa e procissão para a Matriz de Nossa Senhora da Conceição com as venerandas imagens, onde ocorreu hasteamento dos Estandartes, palavras de abertura da Festa, proferidas pelo pároco Pe. Amaurilo José e Novena de São Sebastião. Ainda fez parte da celebração o padre Célio Nascimento, vigário paroquial e o diácono Francisco Teixeira. À noite foi dedicada aos moradores da Comunidade Rural Boa Vista dos Negros de Parelhas-RN.