sábado, 31 de outubro de 2009

TERMINA AMANHÃ A FESTA DO ROSÁRIO DE CAICÓ

Iniciada no dia 23 de outubro, a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Caicó-RN prosseguirá com sua programação sócio-religiosa até amanhã dia 1º de novembro de 2009. A programação consta de Missa Solene da Festa às 10 horas da manhã, pelos vivos da Irmandade e em sufrágio das almas dos Irmãos e Sacerdotes falecidos do Seridó.
A tarde haverá procissão de encerramento da Festa conduzindo a venerável imagem da Virgem do Rosário, com a participação do Rei e da Rainha e suas cortes, das Associações e Movimentos Marianos pelo seguinte itinerário: Praça do Rosário, Rua Felipe Guerra, Avenida Seridó, Rua Pedro Velho, Avenida Celso Dantas, Avenida Cel. Martiniano, Avenida Seridó, Rua Felipe Guerra, chegando a Praça do Rosário.Após a Procissão será celebrada missa Campal em frente ao Santuário do Rosário, coroação da nova Rainha e Rei da Irmandade e Descida do estandarte.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

COMEÇA HOJE A FESTA DO ROSÁRIO DE CAICÓ-RN

O Santuário do Rosário de Caicó-RN estará oficialmente em festa a partir desta sexta-feira, dia 23. A abertura solene da Festa do Rosário será marcada por repicar dos sinos, Passeata de Abertura, hasteamento do estandarte e palavra do Pároco de Sant’Ana, Monsenhor Edson Medeiros.
A Passeata de Abertura sairá do Santuário do Rosário, às 17h, percorrendo as ruas da cidade. Já às 19h, será celebrada a 1ª Novena, que terá como noitários o Apostolado da Oração e os grupos do Terço da Divina Misericórdia, e como pregador o Padre Stanley Lopes, de Currais Novos.
A Programação Cultural também prossegue na noite desta sexta-feira. Na Praça do Rosário está funcionando o Pavilhão da Festa com venda de comidas e bebidas e música ao vivo. A atração da noite é Ronildo e Dão Amado, com músicas românticas e brega.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA DA FESTA DO ROSÁRIO DE CAICÓ-RN/2009

DIA 22 / 10 – QUINTA-FEIRA- 06h – Santa Missa.- 07h às 12h – Adoração ao Santíssimo Sacramento.- 18h30 – Procissão Luminosa, saindo da Catedral de Sant’Ana, conduzindo as imagens de Nossa Senhora que visitaram as residências das famílias da Paróquia de Sant’Ana, seguindo-se de Missa Campal na Praça do Rosário. OBS.: os fiéis tragam velas.
DIA 23 / 10 – SEXTA-FEIRA- 17h - ABERTURA SOLENE DA FESTA PELO REPICAR DOS SINOS DO SANTUÁRIO, PASSEATA COM O ESTANDARTE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E PALAVRA DE ABERTURA.
Itinerário: Praça do Rosário – R. Felipe Guerra – Av. Seridó – R. Renato Dantas – Av. Celso Dantas – Av. Cel. Martiniano – Av. Seridó – R. Felipe Guerra – Praça do Rosário.- 19h – 1ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento. Noitários: Associadas e Zeladoras do Apostolado da Oração e Grupos do Terço da Divina Misericórdia.Tema: O Sagrado Coração de Jesus nos dá a conhecer sua pessoa e sua mensagem por meio da Palavra de Deus. Pregador: Pe. Stanley Lopes Dantas (Vigário Paroquial de Currais Novos).- 20h – Atendimento de confissões.
DIA 24 / 10 – SÁBADO- 06h30 e 17h – Missa.- 10h – Batizados no Santuário do Rosário.- 19h – 2ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.Noitários: Crianças, adolescentes e jovens: Catequese de 1ª Eucaristia, Crisma, Infância Missionária, Ministério do Acolhimento, Amigos do Shalom, Grupos de Espiritualidade da RCC, Escoteiros, Bombeiros Mirins e Estudantes.Tema: É preciso educar as crianças e os jovens na leitura e meditação da Palavra de Deus. Pregador: Pe. Janilson Alves de Oliveira (Adm. Paroquial de São João do Sabugí e Ipueira).- 20h – Atendimento de confissões.
DIA 25 / 10 – DOMINGO- 08h30 – MISSA DA IRMANDADE - Recepção de novos membros da Irmandade do Rosário, distribuição de fitas a antigos sócios, e após a missa, reunião da Irmandade.- 17h – Missa do 30º Domingo do Tempo Comum.- 19h – 3ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.Noitários: Empresas de Transporte, Mototaxistas, Taxistas, Motoristas, Caminhoneiros e Mecânicos.Tema: A Palavra de Deus na vida do cristão.Pregador: Pe. José Alexandre Lopes Pereira (Pároco de N. Sra. de Fátima – Caicó).- 20h – Atendimento de confissões.
DIA 26 / 10 – SEGUNDA-FEIRA- 06h30 e 17h30 – Missa.- 19h – 4ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.Noitários: Vicentinos e Grupos de Idosos.Tema: Não basta ler ou ouvir a Palavra de Deus, é preciso refletir sobre ela, entender e aplicar seus ensinamentos no dia a dia.Pregador: Mons. Ausônio Tércio de Araújo (Pároco de São José – Caicó). - 20h – Atendimento de confissões.
DIA 27 / 10 – TERÇA-FEIRA- 06h30 e 17h30 – Missa.- 19h – 5ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.Noitários: Liturgia: Coral de Sant’Ana, Ministérios de Música, Coroinhas, Leitores da Palavra e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.Tema: A Palavra de Deus na Sagrada Liturgia e na Oração.Pregador: Pe. José Tadeu de Araújo (Vigário Paroquial de São José – Caicó). - 20h – Atendimento de confissões.
DIA 28 / 10 – QUARTA-FEIRA- 06h30 e 17h30 – Missa.19h – 6ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.Noitários: Setores Missionários e Dizimistas.Tema: A Igreja é convocada a buscar sempre na Palavra de Deus a inspiração para o florescimento dos Ministérios.Pregador: Pe. Carlos Eduardo de Lira (Pároco de Florânia). - 20h – Atendimento de confissões.
DIA 29 / 10 – QUINTA-FEIRA- 06h30 e 17h30 – Missa.- 07h às 12h – Adoração ao Santíssimo Sacramento.- 19h – 7ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.Noitários: Pastoral Familiar (ECC e ENS).Tema: Família, lugar do primeiro anúncio da Palavra de Deus.Pregador: Pe. Amaurilo José da Silva (Pároco de Jardim do Seridó). - 20h – Atendimento de confissões.
DIA 30 / 10 – SEXTA-FEIRA- 06h30 e 17h30 – Missa.- 19h – 8ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento. Noitários: Vocações Sacerdotais e Religiosas: OVS, Capelinhas e Serra Clube.Tema: O Sacerdote é aquele que escuta, compreende, vive e anuncia a Palavra de Deus.Pregador: Pe. Manoel Pedro Neto (Adm. Paroquial de Santa Cruz – Caicó).
DIA 31 / 10 – SÁBADO- 06h30 e 17h – Missa.- 10h – Batizados no Santuário do Rosário.- 19h – 9ª Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.Noitários: Movimentos Marianos: Legião de Maria, Marianos e Irmandade do Rosário, Devotos de Nossa Senhora do Rosário e Visitantes.Tema: Nos 70 anos de Diocese, a Igreja é convocada e reunida pela Palavra de Deus e existe em função do seu anúncio e testemunho.Pregador: Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap.
DIA 01 / 11 – DOMINGO-ENCERRAMENTO DA FESTA- 10h – MISSA SOLENE DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, pelos vivos da Irmandade e em sufrágio das almas dos Irmãos e Sacerdotes falecidos do Seridó.- 16h30 – PROCISSÃO DE ENCERRAMENTO DA FESTA conduzindo a venerável imagem de Nossa Senhora do Rosário, com a participação do Rei e da Rainha e suas cortes, das Associações e Movimentos Marianos.Itinerário: Praça do Rosário – R. Felipe Guerra – Av. Seridó – R. Pedro Velho – Av. Celso Dantas – Av. Cel. Martiniano – Av. Seridó – R. Felipe Guerra – Praça do Rosário. APÓS A PROCISSÃO: MISSA CAMPAL – COROAÇÃO DA NOVA RAINHA E REI DA IRMANDADE – DESCIDA DO ESTANDARTE.

MENSAGEM DA FESTA DO ROSÁRIO DE CAICÓ-RN

O catolicismo é Mariano. Amamos a Mãe de Jesus, nosso Salvador. Ela é nossa Senhora, pois Ele é o Senhor.A devoção a Nossa Senhora, sob o título, do Rosário, é parte de nossa história portuguesa e Seridoense. Certamente é um valor que podemos perder, ou, ao menos, colocá-lo em um processo de penumbra. Pode-se alegar que muitos, hoje, recitam o terço, diariamente. Graças a Deus, certamente isso acontece, e muitas outras formas de devoção e carinho existem. Algumas décadas atrás, entretanto, o rosário era visivelmente mais presente espiritual e materialmente. O rosário fazia parte do vestuário. Era usado no pescoço, como colocar, por homens e mulheres, pretos e brancos, pobres e ricos. Era, assim, ostensivamente, enaltecido.Há, também, uma relação muito estreita entre a devoção a Nossa Senhora do Rosário e a população brasileira de origem africana. As razões disso, não são muito claras, apesar dos estudos feitos. É certo, porém, que, por todo o Brasil, existem Irmandades do Rosário de homens pretos, livres e ou escravos, nossa irmandade foi confirmada pelo Rei de Portugal aos 27 de dezembro de 1773, na Matriz da Senhora Sant’Ana de Caicó.Caicó conta com o privilégio de ter ainda viva sua irmandade com 236 anos de brilho.Neste ano de 2009, abençoado por tantas graças divinas, especialmente a presença viva da Irmandade do Rosário, queremos participar de sua festa para agradecer a caminhada do povo de Deus do Seridó nos 70 anos de diocese e acolher, com renovado ardor, a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.Uma feliz e abençoada festa!Mons. Edson Medeiros de Araújo
PÁROCO DE SANT’ANA DE CAICÓ-RN

domingo, 11 de outubro de 2009

IRMANDADE DE JARDIM DO SERIDÓ PARTICIPA DA FESTA NA COMUNIDADE BOA VISTA

A Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário de Jardim do Seridó-RN participou ontem, dia 10 de outubro, da véspera da Festa da Virgem do Rosário, excelsa padroeira da Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros/Parelhas-RN. A programação contou com o encontro dos Negros do Rosário, ritual de coroação do Rei e da Rainha do Ano e 9ª Novena, celebrada pelo Padre Emanuel Medeiros de Araújo, pároco da cidade de Parelhas-RN.
A comitiva de jardinenses foi marcada pela presença do Rei e da Rainha Perpétuos, grupo dos Negros do Rosário, Tesoureiro da Irmandade Diego Marinho de Gois, Secretário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Sebastião Arnóbio de Morais e alguns fiéis, devotos de Nossa Senhora do Rosário.
Foi um momento de integração dos dois grupos de Negros do Rosário, uma vez que os moradores da Comunidade Boa Vista tem profundas ligações com os de Jardim do Seridó-RN, devido a participação deles da Festa do Rosário desta cidade desde 1863.
Deste modo, aos sons estridentes dos tambores, caixas e pífaros, foi oficiado o ritual de coroação dos novos reis da Festa, na porta de entrada da capela, seguindo da realização da dança do Espontão, típica da Festa.
Do Blog: Nossos parabéns a equipe organizadora da Festa, em especial ao casal Dodoca e Preta, Seu Amaral e todos os moradores da comunidade.


ALGUMAS FOTOS DA VÉSPERA DA FESTA NA BOA VISTA

Pifeiros

Rei Perpétuo, Rainha do Ano, Chefe da Irmandade e Guarda de Honra


Rei Perpétuo, Chefe da Irmandade e Rainha Perpétua


Corte
Devotos

Negros do Rosário

Tocadores

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PREFEITO PARTICIPA DE NOVENA NA COMUNIDADE BOA VISTA







O Prefeito de Jardim do Seridó-RN Padre Jocimar Dantas de Araújo, acompanhado do Tesoureiro da Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, o historiador Diego Marinho de Gois e uma comitiva, participaram ontem, dia 08 de outubro de 2009, da 7ª Novena em honra de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da comunidade rural Boa Vista dos negros/Parelhas-RN.
A Novena foi celebrada na capela da comunidade e teve como Noitários os Boa-Vistenses ausentes e presentes. Responsáveis: Maria do Socorro, Geralda e Maria Francisca. Tema: Maria, mulher de oração (Lc 1, 56-55).



ALMOÇO DA FESTA FOI UM SUCESSO

Como estava programado, foi realizado com muito sucesso, o almoço de confraternização da Festa de Nossa Senhora do Rosário, excelsa padroeira da Comunidade Boa Vista/Parelhas-RN, no último domingo, dia 04 de outubro de 2009. O almoço aconteceu em frente ao Grupo Escolar Maria Serafina de Jesus, no centro da comunidade e teve a participação de um grande número de pessoas da localidade, dos sítios circunvizinhos e visitantes. O evento teve a animação da Banda Sem Malícia, Grupo Afro-regueiros e participação especial do cantor Canindé.

sábado, 3 de outubro de 2009

COMEÇA FESTA DO ROSÁRIO NA COMUNIDADE BOA VISTA


Ao som dos tambores, pífaros e caixas, foi iniciada ontem dia 02 de outubro de 2009, a Festa de Nossa Senhora do Rosário, excelsa padroeira da Comunidade Quilombola Boa Vista dos Negros, localizada no município de Parelhas-RN. A Festa foi iniciada com procissão de abertura conduzindo a ditosa imagem da Virgem do Rosário, com acompanhamento dos Negros do Rosário da comunidade, além dos fieis. Em seguida, foi celebrada Missa e Novena. Noite dedicada aos votos. Tema: Maria, atenta à Divina Palavra (Lc 11, 27-28). Responsáveis: Acelina Arnaldo, Andréia, Francisco e Nanzinha.
A Festa prossegue até o dia 11 de outubro, sempre com Missas, Novenas e procissões na parte religiosa, e eventos sociais como almoço, pavilhão, dentre outras programações. Além disto, no decorrer das festividades acontecerá o ritual de Coroação do Rei e da Rainha do Ano, em cerimônia pública, antecedido pelo encontro dos grupos de Negros do Rosário.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Por que chamam ao mês de Outubro o mês do Rosário?

No século XVI, foi travada a célebre batalha de Lepanto, quando os cristãos expulsaram os turcos de Chipre e Veneza, bloqueando a invasão otomana prestes a ocorrer na Europa. Como a Europa cristã apelou para o Santo Rosário pedindo auxílio para seus combatentes, foi escolhido o dia 07 de outubro, pelo Papa São Pio para celebrar a festa do Rosário.
A reza do Rosário sofreu alteração em 2002 ,quando o papa João Paulo II incluiu mais um grupo de cinco mistérios no rosário, chamados Mistérios da Luz.
ORIGEM DO ROSÁRIO
Rosário significa coroa de rosas. A Igreja antiga pedia que os fiéis recitassem os cento e cinqüenta salmos de David. Mas, para recitar os salmos, era preciso saber hebraico, grego ou latim. Aqueles que não sabiam ler ou não tinham tempo para essa oração substituíram os 150 salmos por 150 Ave-Marias, separadas em 15 séries de dez, ou dezenas. S. Domingos, que morreu em 1221, popularizou essa devoção com o formato atual.
Fonte: http://perspectivabr.wordpress.com/2007/10/08/outubro-mes-do-rosario/